Roteiros e Percursos

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2014/2015

Código: PAP20018
Sigla: RP
Secção/Departamento: Artes
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
PAP 2º, 3º 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Carlos José das Neves Moreira Cardoso da Cruz
Corpo docente: Carlos José das Neves Moreira Cardoso da Cruz
Maria Clara Ferreira Canelhas Correia
Pedro Miguel Rebelo Felício

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A. Conhece a importância dos roteiros e percursos em contexto turístico, em Portugal, na Europa e no Mundo;
B. Conhece a evolução das principais características do turismo português e dos seus desafios;
C. Conhece e utiliza os documentos técnicos existentes a várias escalas, da local à nacional, que necessariamente informam a elaboração de guias e roteiros turísticos;
D. Identifica in situ as principais características patrimoniais do território;
E. Elabora roteiros turísticos locais e/ou regionais fundamentados no conhecimento do património material e imaterial local, regional e nacional;
F. Problematiza e utiliza de forma técnica e cientificamente fundamentada as características do património português a várias escalas na elaboração de roteiros e percursos.

Programa

A. Os roteiros e percursos no contexto turístico
A evolução e importância do turismo em Portugal
A evolução e importância do turismo no mundo
Os roteiros e percursos em Portugal: uma oferta diversificada de natureza institucional e privada

B. A elaboração de roteiros e percursos no contexto técnico e científico
A importância do património material e imaterial
A preparação dos roteiros com base nos recursos naturais e construídos e no património
Abordagem regional e local dos roteiros e percursos com base no património museológico, edificado e imaterial

C. A elaboração prática de roteiros e percursos
Tipos de roteiros e percursos
A importância do público-alvo
A construção informada, (com base nos documentos técnicos e científicos), das propostas de roteiros e percursos
A seleção da informação
A construção do texto informative


Métodos de Ensino

As sessões de trabalho organizam-se em torno de atividades teórico-práticas em que se estimula a participação do grupo-turma e o trabalho de grupo.
Trabalho de campo (saída de campo).
Ênfase nas abordagens integradas (física e humana) no território regional.
Realização de um trabalho de grupo e de um teste individual escrito.
Apresentação dos trabalhos de grupo

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e de avaliação sumativa.
Os elementos de avaliação sumativa são o trabalho de grupo e um teste presencial. O trabalho de grupo terá um peso de 70 % e o individual de 30 %.

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